segunda-feira, 20 de abril de 2015

Atividade proposta

Procurando realizar a atividade proposta pela orientadora do Curso Redes de Aprendizagem, Nuria Meuer, encontrei a seguinte frase de Celso Antunes:



                     “Mundo eletrônico que me causa medo
                      Que busco saber, mas sempre tem mais
                      Não sei se nasci muito, muito cedo...
                     Ou você está chegando tarde demais...”


Refletir sobre esse desafio do mundo eletrônico, não tem como fugir. Ele está presente na sociedade.  A apropriação desses conhecimentos é fundamental, mas sempre estamos conscientes de que há muito mais.

Durante a leitura e seleção de frases para postar, encontrei uma segunda que complementa a primeira:


"Não há aprendizagem mais difícil que manter a coragem, renovar-se a cada dia e buscar entusiasmo nos desafio de cada hora."
Celso Antunes
Fonte: http://pensador.uol.com.br/autor/celso_antunes/


Ela expressa nossa busca constante por aperfeiçoamento de nossa prática pedagógica, pois sabemos que o dasafio está em manter a coragem e o entusiasmo a cada hora.


7 comentários:

  1. Oi Ivonir!

    Antunes consegue expressar a realidade de muitos professores: o medo mediante as diferentes tecnologias da era digital. Também, a coragem para buscar novos conhecimentos, a angústia pela intensidade e velocidade com que as novidades surgem e a dificuldade que muitas vezes temos em acompanhá-las. Independente de paradigmas e eras é preciso compreender que aqui estamos e é preciso vivenciar e conviver com sabedoria e inteligência superando os desafios diários que surgem. Abraço, Carla.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi Carla!
      Concordo com o seu comentário. Acredito que essa coragem para seguir em frente, sair do comodismo, e buscar respostas e conhecimentos para melhor nossas práticas, seja dentro da escola ou fora, é a mola que nos impulsiona. Esquecemos nossos medos e buscamos nos entrosar mais com essas tecnologias.

      Obrigada pelo seu comentário.

      Abraços

      Ivonir

      Excluir
  2. Olá Ivonir!
    Sem dúvida o mundo eletrônico, pessoas e aperfeiçoamento, não tem como fugir, pois a sociedade num todo se move através de informação e principalmente eletrônica, alunos e pais principalmente os de baixa renda sente e são excluídos pelo processo natural das tecnologias e o aperfeiçoamento de todos e principalmente de nós professores que descrevemos o mundo a nossa volta(passado,presente e futuro).Suas frases enriquece o debate, obrigado pela contribuição.
    Adriano M Panta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano!
      Acredito que é esse o grande medo, a exclusão, pois as mudanças acontecem tão rapidamente que não podemos parar. No passado bastava recebermos informações a partir de jornais, rádios, televisão e revistas, hoje as buscamos nas redes sociais, jornais, sites, revistas e livros virtuais, pois o acesso é mais rápido. Concordo com você, a sociedade se move através da informação e do conhecimento, principalmente eletrônico, e o não acesso leva à exclusão do processo natural das tecnologias. É só olhar para as filas nos caixas de autoatendimento bancário, quantas pessoas aguardando a ajuda. O seu comentário me ajudou a valorizar ainda mais o aperfeiçoamento pessoal e profissional. Obrigada.

      Excluir
  3. O medo do novo faz com que, muitas vezes, tentemos escapar das tecnologias, porém, é impossível. Temos que aprender cada dia mais e aperfeiçoar nosso conhecimento, aprendendo, ensinando e superando nossos desafios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Mara!
      Acredito que o medo faz parte da essência do ser humano, mas a buscar pelo conhecimento e de novos desafios é o que provoca a evolução do pensamento e de nossas atitudes. Obrigada pela contribuição.

      Abraços

      Ivonir

      Excluir